5 dicas para quem vai prestar o Enem pela primeira vez

Para os estudantes do Ensino Médio, o final do ano costuma ser um período de muita tensão e nervosismo por conta dos vestibulares. Com a pandemia, o desafio ficou ainda maior e, além de assimilar uma grande quantidade de conteúdos, os jovens precisam lidar com todas as mudanças e adaptações dessa nova realidade.

O Enem, um dos maiores processos seletivos para o ingresso no Ensino Superior do país, contará este ano com mudanças no formato da prova, o que pode aumentar a insegurança dos vestibulandos, principalmente daqueles que vão prestar o exame pela primeira vez. E para ajudá-los, a diretora do Colégio Anglo São Paulo, Margaret Toba, separou 5 dicas para a reta final de estudos. Confira:

Organize bem o seu tempo

Com a carga de disciplinas cobrada no exame, manter uma rotina de estudos organizada é essencial para não se desesperar perto da prova. Faça um calendário semanal de todas as matérias que precisam ser estudadas, dividindo os conteúdos de maneira equilibrada e estabelecendo prioridades. Uma boa opção é começar o dia revisando a matéria com a qual tem menos afinidade. “Assim, quando chegar o cansaço no final do dia, você se sentirá mais motivado para continuar os estudos com uma disciplina que gosta”, diz a diretora.

Faça simulados

A melhor forma de ganhar confiança para a prova é se familiarizando com ela. Por isso, é importante resolver o Enem de anos anteriores. Os simulados funcionam como um exercício de autoavaliação do desempenho, permitindo que cada estudante analise a melhor estratégia para resolver as questões no tempo estabelecido e entenda em quais pontos tem mais facilidade e o que ainda precisa ser trabalhado.

Mantenha uma rotina equilibrada

É claro que, para conquistar a tão desejada vaga na universidade, é necessário muita dedicação e esforço. Mas isso não significa que o estudante deva ultrapassar seus limites. É preciso ter equilíbrio. Os momentos de descanso e lazer também fazem toda a diferença durante a preparação e é importante se alimentar corretamente e investir em exercícios físicos. “O Enem também é um exame de resistência, com horas de dedicação, o que exige um preparo não só da mente, mas também do corpo”, afirma Margaret.

Invista na redação

Praticar com as propostas de anos anteriores e dedicar diariamente um tempo para ler notícias sobre diversos assuntos é fundamental. Assim, além de se habituar à estrutura do texto, o vestibulando adquire repertório sociocultural para embasar sua dissertação.

Não se esqueça: calma!

“Você se dedicou muito para o exame. Agora, é um momento de revisar e aprimorar o que já foi feito até aqui. Aproveite as próximas semanas para avaliar seus pontos fortes e fracos, e treine sua estratégia de prova. Confie na sua preparação e concentre-se no seu objetivo”, finaliza a diretora.

Colégio Anglo São Paulo

A instituição abriu as portas no início de 2018 com a missão de unir dois mundos em um ambiente ideal para as novas gerações: a inovação com visão de futuro e a força da tradição do Curso Anglo Vestibulares. Estudo, reflexão e ciência são os pilares da atuação do corpo docente para a multiplicação de conhecimento em sala de aula. O dia a dia do aluno do Colégio Anglo São Paulo está pautado nas novas propostas para o Ensino Médio, com atividades eletivas que estimulam o saber e os estudos para além das disciplinas básicas.

https://ecossistemaanglo.com.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here