Abril Laranja alerta sobre crueldade contra animais

Esta é uma forma conscientizar e prevenir maus-tratos

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA, em inglês) deu início à campanha Abril Laranja como forma de conscientizar e prevenir maus-tratos aos animais. No mesmo mês, o Calendário Oficial do Estado de São Paulo é marcado por uma data que fortalece essa batalha. A Lei nº 14794/2012 instituiu 28/4 como o Dia da Proteção Animal e do Protetor de Animais.

No Brasil, maltratar animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, é crime passível de detenção e multa, de acordo com a Lei federal nº 9605/98. As denúncias de maus-tratos podem ser feitas em delegacias, para o Ministério Público, secretarias municipais e estaduais de Meio Ambiente e para o Ibama, especialmente se envolver animais selvagens, silvestres ou espécies exóticas, além de ongs. Casos que incluam profissionais da área também devem ser relatados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

O Estado de São Paulo conta com a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa) que, criada pela Lei n° 16303/16, possibilita denunciar maus-tratos via internet.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que a Depa recebeu 12.075 denúncias ao longo de 2019. A pasta informa que as denúncias pela internet são voltadas para os casos recorrentes de violência. Situações de flagrante devem ser relatadas para a Polícia Militar por meio do telefone 190.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here