Butantan pede à Anvisa autorização para testes com a ‘Butanvac’

Vacina 100% nacional é mais uma esperança no combate a Covid-19

O Instituto Butantan, de São Paulo, lançou uma nova candidata a vacina contra o coronavírus, a ButanVac. O anúncio foi feito na sede do centro de pesquisa, na manhã desta sexta-feira (26). O imunizante será desenvolvido com a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe. O instituto deve pedir autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta-feira (26) para iniciar os estudos clínicos em voluntários.

Dimas Covas, diretor da instituição, afirmou que a ButanVac conseguirá neutralizar a variante P1 do coronavírus. Outra notícia animadora afirmada por Covas é de que a nova vacina poderá imunizar a população com uma dose.  “É uma possibilidade. O fato de você ter uma melhor resposta imunológica permite utilizar apenas uma dose”, apontou. 

O imunizante, que é 100% brasileiro, foi sintetizado por meio da alteração genética da estrutura básica do vírus que se expressa na proteína S. A tecnologia aplicada é a mesma já usada na fabricação da vacina contra a gripe.

O Butantan planeja produzir 40 milhões de imunizantes a partir de maio. “Somos o maior produtor de vacina da gripe do Hemisfério Sul. Entregamos 85 milhões de doses ao Plano Nacional de Imunização. E temos capacidade de produzir mais. Nossa capacidade é de até 150 milhões de doses por ano. Por isso, conseguimos produzir ambas (a da gripe e a do coronavírus)”, ressaltou Covas.

Além disso, ele ressaltou que o conhecimento sobre a tecnologia pode diminuir os custos de produção do imunizante e aumentar seu potencial de imunização. Reforçou ainda que a vacina pode ser adaptável no combate a eventuais novas variantes do vírus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here