CARTILHA DO TRABALHADOR METALÚRGICO – PARTE 20

LIMPEZA E CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO

Condições de trabalho precisam ser dignas. Todo ambiente de trabalho deve ser limpo, arejado e seguro. É um direito do trabalhador e dever da empresa. É de responsabilidade da empresa manter o ambiente de trabalho limpo e em condições adequadas. Locais sem as mínimas condições de higiene, de segurança, com banheiros sujos, sem local apropriado para refeição e água potável, violam a lei e colocam em risco a saúde dos trabalhadores.
Coronavírus
Agora, mais do que nunca, as empresas devem seguir protocolos sanitários para proteger os trabalhadores e suas famílias, disponibilizando álcool em gel, aumentando espaçamentos na produção e refeitório, obrigando uso de máscaras e, se possível, testar os colaboradores.
Refeitórios
A empresa deve manter restaurante para os funcionários ou fornecer tíquete-refeição. A empresa pode, ainda, oferecer local para as refeições levadas pelo trabalhador. O local deve ser limpo, ter mesas, talheres e condições adequadas.
Banheiros
Os banheiros devem ser limpos e em quantidade suficiente para o número de trabalhadores. Atenção: a empresa não pode controlar o tempo de permanência do empregado no sanitário, sob pena de cometer assédio moral. Banheiros devem ter papel higiênico. Onde trabalham mulheres, a empresa manterá, quando necessário, absorventes.
Filie-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de Mirassol!
Juntos somos mais fortes!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here