O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Em Mirassol, a data que é comemorada no dia 22 de março, será marcada pelo lançamento do projeto – Trilha do Conhecimento do Parque Natural Municipal da Grota de Mirassol. O objetivo é restaurar a área para que o local volte a ser um ponto de encontro para visitação e seja um espaço propício para ações de educação ambiental, envolvendo futuramente as crianças e os adolescentes da rede pública de ensino do município. Esta ação é uma parceria entre Sanessol, Prefeitura Municipal, Assessoria do Meio Ambiente, Câmara Municipal e AAMA (Associação dos Amigos dos Mananciais).

Inicialmente, serão restauradas três trilhas. A primeira levará os visitantes para conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto Fartura -. Inaugurada em julho de 2019, foi responsável por elevar o índice de tratamento de esgoto de Mirassol de 80 para 100%, atingindo a universalização do esgotamento sanitário do município. O local tem capacidade para tratar cerca de 130 mil litros de efluentes por hora, com uma eficiência de 97% a 99%, ou seja, no final do processo praticamente toda a carga orgânica é removida, descartando no córrego Fartura uma água praticamente limpa.
As outras duas trilhas, intituladas Pau D´alho e Ladrão da Represa, levarão os visitantes para um passeio de conhecimento sobre a fauna e flora local.

A ação integra o novo plano estratégico de sustentabilidade da Iguá Saneamento, uma das controladoras da Sanessol, que visa transformar a empresa em referência nacional e internacional em questões de governança ambiental no saneamento. São quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais, como SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

“Temos um compromisso com a cidade de melhorar a vida das pessoas e conservar o meio ambiente por meio do tratamento de água e esgoto. Portanto, entendemos que nosso papel vai além da prestação de serviços. Para nós, sustentabilidade é um assunto levado a sério por aumentar a potencialidade humana, colaborar para o desenvolvimento econômico da cidade, proteger o hoje em prol do amanhã e ser gerador de saúde”, explica o diretor da Sanessol, Antonio Hercules Neto.

“A recuperação dessas trilhas é o início de um grande projeto de sustentabilidade ambiental para Mirassol, que servirá como palco de conscientização e lazer. Com a concentração desses esforços entre público e privado, teremos o Parque da Grota revitalizado e com espaços disponíveis para uso da população e das gerações futuras”, afirma o presidente da Câmara de Mirassol, Caco Navarrete.

“A restauração destas três trilhas é o início de um trabalho de revitalização do nosso Parque Natural Municipal da Grota. As parcerias público-privadas são muito importantes e quem ganha com isso são os munícipes”, disse o prefeito de Mirassol, Edson Antonio Ermenegildo.

Sobre o Parque Natural Municipal da Grota de Mirassol
Criado pela lei municipal nº 2.462, de 12 de dezembro de 2001, o Parque engloba a totalidade da Área de Proteção Ambiental (APA) da Grota de Mirassol, representando um dos últimos fragmentos de Mata Estacional Semidecidual da região Noroeste do estado de São Paulo. Esta área apresenta importância vital na preservação dos recursos hídricos, da fauna e da flora.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here