Procurado pelo blog depois da divulgação de que um grupo de alunos e professores postaram uma petição eletrônica para reivindicar o prédio da Fundação Educacional Mirassolense (FEM) para a implantação de novos cursos, o diretor da ETEC Professor “Matheus Leite de Abreu”, professor Itamar Garcia Martins, disse que a escola já estava alinhada com a Prefeitura de Mirassol nesse sentido.
“O Centro Paula Souza possui uma grande possibilidade de ampliar seus cursos na cidade, e nesse sentido a direção da ETEC aliou-se à Prefeitura Municipal, sempre ouvindo os anseios da população, para buscar novos cursos e oportunidades”, disse.
Atualmente são oferecidos quatro cursos técnicos na modalidade modular/noturno: Administração, Recursos Humanos, Contabilidade e ainda o curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio.
O diretor disse que a Prefeitura, através do gabinete do prefeito e da secretária de Educação, sempre lutaram para o desenvolvimento da capacitação profissional em Mirassol.
“Em 2019, o prefeito solicitou junto à Secretaria de Desenvolvimento do Trabalho do Governo do Estado um curso de capacitação e uma frente de trabalho que, em parceria com a ETEC, ofertou a oportunidade de trabalho e aprendizado para pessoas de baixa renda, resultando em recursos preciosos para os mirassolenses menos favorecidos”, informou.
Disse também que a Prefeitura mantem um vínculo com o CEETEPS, através da ETEC de Mirassol, para oferecer à população novos cursos, ocupando espaços que podem ser otimizados e adaptados para os cursos técnicos.
“Exemplo disso é a luta que a Prefeitura sempre teve para desembaraçar a propriedade do prédio da antiga FEM, possibilitando assim, dentre outros projetos, a oferta de cursos modulares noturnos e de ensino médio/técnico à sua população, evitando que as pessoas migrem para outras cidades para frequentarem cursos de qualidade técnica profissional”, apontou.
Itamar Martins afirma que houve empenho do prefeito, e que este viajou várias vezes para São Paulo, o que resultou em uma parceria entre o CEETEPS e a Prefeitura. “Se se não fossem as dificuldades impostas pela pandemia, hoje teríamos mais cursos ocupando espaços da secretaria de Educação do município”, disse.
Sobre a petição na Internet, Martins disse que ainda não a recebeu, mas que a escola, aliada ao município, “a irá receber com muito carinho e interesse.”
“Acredito que muito em breve, após a pandemia, poderemos retomar as tratativas de um novo convênio, com vistas inclusive de ampliação de uma parceria com a FATEC que é uma escola de graduação do CEETEPS”, encerrou.
O que diz a petição
A petição do grupo, denominada “Cursos Técnicos da Etec no prédio da FEM”, diz o seguinte:
“Nós, alunos da Etec Professor Matheus Leite de Abreu, gostaríamos de conhecer sua opinião sobre a possibilidade de utilização do Prédio da FEM, para que sejam implantados os cursos técnicos oferecidos por nossa escola no município de Mirassol. A Etec oferece cursos técnicos gratuitos e de qualidade com vagas que podem ser conquistadas pelos munícipes através de vestibulinho semestral. Você apoia essa causa? Então assine a petição pública abaixo”.
Link para acesso:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWKn1Aq2YkC33NsiPVMmDIfpvoohyRdLJjO0ezDsqCq9NKig/viewform