Dr. Edson: Sem parar

O prefeito eleito de Mirassol dr. Edson Ermenegildo (PSDB) parece que colou um sistema “Sem Parar” nos sapatos. Desde que foi eleito vem conversando, buscando apoios e se inteirando da Comissão de Transição montada na Prefeitura, principalmente no foco da saúde, setor que ele priorizou. 

Sem parar II 

Tanto é que nesta terça-feira participou de um encontro com o deputado federal Geninho Zuliani (DEM), juntamente com Orlando Bolçone (DEM), agora vice de Edinho Araujo (MDB). O assunto? Saúde, claro. Dr. Edson quer (e precisa) viabilizar duas de suas principais promessas de campanha: o Poupatempo da Saúde na Santa Casa e o término da construção do Hospital do Lar São Francisco. 

Assessoria 

Falando em promessas de saúde, o nome mais especulado hoje para a formação do secretariado de dr. Edson é o desta pasta. Quem será o Diretor de Saúde de Mirassol? O que dá para revelar é que o frei Nélio Belotti, presidente do Lar São Francisco, e dr. Guilherme Pinto Camargo, que trabalha com o religioso, influenciarão na escolha.   

Protesto 

A Frente Mirassol Sem Medo — movimento de mobilização pautado na articulação e viabilização de projetos sociais — divulgou nota nas redes convocando a sociedade mirassolense para ocupar a Câmara de Vereadores na próxima sessão, que deve ocorrer na segunda-feira (7). O motivo  é para impedir que o Projeto de Lei 108/2020, proposto pelo vereador reeleito Daniel Sotto, seja aprovado.   

Protesto II

Daniel Sotto e signatários querem aumentar para 2/3 os votos necessários para aprovação de projetos que versarem sobre Lei Orgânica Municipal, Plano Diretor de desenvolvimento integrado, zoneamento urbano, concessão de serviços públicos; concessão de direito real de uso, alienação de bens imóveis, aquisição de bens imóveis por doação com encargos e empréstimos, concessões de isenções, incentivos, benefícios fiscais e gratuidades nos serviços públicos de competência do município.

Protesto III

A Frente alega que a mudança na regra em vigor que prevê a necessidade de “metade mais um” para aprovação de projetos é pura manobra política. Isso, segundo ela, dificultará a aprovação de projetos dos Poderes Executivo e Legislativo, dando peso ao voto de quem nem estava na coligação eleita com o novo chefe do Executivo. 

Mulheres 

As Câmaras Municipais da região elegeram apenas 27 mulheres como vereadoras, número  que representa apenas 16,36% do total de 165 vereadores eleitos em 17 municípios. Em Rio Preto houve uma redução do número de vereadoras, de três da atual legislatura para duas na próxima; 

Mulheres II 

Quatro Câmaras da região não terão nenhuma mulher vereadora: Potirendaba, Monte Aprazível, Ipiguá e Orindiúva. Já para o Poder Executivo, dos 17 municípios apenas cinco mulheres foram eleitas prefeitas: Valéria da Lukalian (Jaci), Gi Franzotti (Potirendaba), Mireli Martins (Orindiúva), Dra. Tania Toledo Yugar (Nova Granada) e Célia Matos (Mirassolândia). 

Suplente 

O atual vice-prefeito de Rio Preto, Eleuses Paiva (PSD), ainda não sabe se irá assumir cadeira na Câmara Federal em janeiro, quando os prefeitos eleitos ou reeleitos irão definir suas equipes para o novo mandato.  Eleuses é o primeiro suplente da coligação do PSD que disputaram cadeiras no Congresso em 2018. Se algum prefeito nomear deputado da coligação para ocupar secretaria, abriria vaga na Câmara Federal. 

Rio São José 

Responsável por abastecer 40% da população de Mirassol, o rio São José dos Dourados tem a nascente no próprio município e nos seus longos 334,5 km cruzam cidades como Magda e Pereira Barreto. O nome foi dado em homenagem ao peixe Dourado, que antigamente aparecia durante os períodos de reprodução. 

Rio São José II 

A Sanessol acaba de realizar um estudo a partir da captação de imagens aéreas para identificar se há problemas que possam interferir no fluxo da água distribuída ou no abastecimento dos bairros servidos pelo rio São José, além de verificar a possibilidade de encontrar novas nascentes. O estudo ainda se encontra em análise e seu teor deve ser divulgado em breve.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here