Procurados pela Rede Movimento de Cultura de Mirassol (RMC), os vereadores caco Navarrete e Julio Salomão apresentam na sessão da Câmara desta segunda-feira (10) um  requerimento solicitando ao Poder Executivo a possibilidade de a Prefeitura, através do Departamento de Cultura, subsidiar o projeto Palco Digital, criado pelo coordenador da RMC, Fernando Cruz.

“O Palco Digital é uma forma de amparo através de uma ação de política pública para possibilitar apoio, ainda que momentâneo, a esses profissionais do teatro, música, dança, artes plásticas, produção e agentes culturais”, disse Cruz.

O projeto Palco Cultural visa sobre medidas de incentivo aos artistas municipais na pandemia e reparação social em meio a interrupção de suas atividades profissionais. “O setor criativo e cultural foi o primeiro a sofrer paralisação, e provavelmente será um dos últimos a ser totalmente liberado. Os profissionais deste setor tiveram uma interrupção integral de suas atividades desde março de 2020”, lembram os vereadores no requerimento.

No Brasil, a cultura é uma grande fonte de geração de empregos e economia direta e indireta, sendo que o setor de cultura corresponde a 2,64% do PIB, responsável por milhões de empregos, agora afetados durante a pandemia. Inúmeras cidades brasileiras, através das prefeituras, estão desenvolvendo ações efetivas de arte durante este momento pandêmico, entre elas São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Potirendaba e Votuporanga.

“Assim, o projeto Palco Digital viria amparar a classe artística municipal, na qual a Prefeitura Municipal faria a proposição, através do Departamento de Cultura, de plataformas virtuais, com a apresentação dos artistas locais, através de peças, obras, espetáculos em geral, visando entreter e levar cultura aos mirassolenses”, justificam.

Para que os artistas possam ser selecionados, seria necessário um cadastramento, chamamento público, critérios e avaliação a serem descriminados pelo Departamento de Cultura, assim como os cachês e a prestação de contas. “A adoção deste projeto visaria amenizar os impactos gerados pela Covid-19 aos artistas locais”, encerra a justificativa.

Um grupo de artistas estará presente hoje na sessão da Câmara, marcada para as 17 horas, com transmissão ao vivo pela internet, na página do Facebook da Câmara.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here