Governador assina PL criando a Região Metropolitana de Rio Preto

Nova região envolverá 35 cidades, incluindo Mirassol

Depois de cumprir compromissos em outras cidades da região, o governador do Estado João Doria (PSDB) esteve em Rio Preto esta tarde onde assinou do Projeto de Lei Complementar (PLC) que cria a Região Metropolitana (RM) de São José do Rio Preto, envolvendo 35 cidades, incluindo Mirassol. O prefeito Edson Ermenegildo, assessores e vereadores participaram do evento.

Um dos objetivos da criação da nova RM é facilitar o desenvolvimento de projetos regionais em benefício dos municípios que a localidade abrange. A criação da RM é um desejo antigo de prefeitos e parlamentares da região. O PLC foi apresentado pelo ex-deputado João Paulo Rillo, chegou a ser aprovado em 2013, porém vetado pelo então governador Geraldo Alckmin.

Com a RM oficializada, os municípios terão acesso a outros instrumentos do Governo do Estado como o Conselho Metropolitano de São José do Rio Preto e acesso ao fundo de Desenvolvimento Regional. “Isso agiliza os procedimentos, melhora a ordenação urbana e do campo, facilita a geração de recursos para esta região. É uma mudança substantiva”, disse o governador.

A nova Região Metropolitana de São José do Rio Preto possui população estimada de 845.225 habitantes, sendo 1,89% da população total do estado, que hoje é de 44, 6 milhões. O município de São José do Rio Preto possui 447.924 habitantes, pouco mais da metade da população regional. O Produto Interno Bruto (PIB) regional soma R$ 30 milhões.

CIDADES QUE FARÃO PARTE

O projeto da Região Metropolitana inclui, além de Rio Preto, os munícipios de Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, S. J. do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here