Hoje comemora-se o Dia do Médico Veterinário

Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (9) comemora-se o Dia do Médico Veterinário. É comemorado nesta data porque foi exatamente quando, em 1933, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

Há um consenso, mas duas vertentes para o surgimento da palavra. Para uns estudiosos, o termo decorre do latim “veterinarii”, que discriminava os profissionais que cuidavam dos animais aposentados pelo exército na Roma Antiga. A palavra deriva de “vetus”, que significa “velho” ou “idoso”.

Outra corrente de etimologistas defende que a palavra decorre do latim “veterinus”, que designava os animais de carga (de civis ou militares) veteranos. Daí decorreria a palavra “veterinarius”, profissional que cuidava desses bichos.

O primeiro especialista

Há referências à medicina veterinária ao longo de milênios, mas o primeiro profissional creditado como um “especialista na cura de animais” é um sujeito chamado Urlugaledinna, que viveu na Mesopotâmia por volta de 3.000 anos antes de Cristo.

A primeira escola

A primeira escola de veterinária do mundo foi em Lyon (França). Além de ser a cidade em que o cinema foi criado pelos irmãos Lumière, Lyon abrigou a primeira faculdade de veterinária do mundo, fundada em 1761.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here