Jaci assina convênio com o IRCT para atender pessoas com deficiência visual

O Instituto dos Cegos Trabalhadores (IRCT) de Rio Preto agra é parceiro

A prefeita de Jaci, Valéria Guimarães, assinou o termo de colaboração com o Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores (IRCT) de São José do Rio Preto. O objetivo é assistir os munícipes jacienses que apresentam deficiência visual, bem como seus familiares, com programas e projetos de assistência social, reabilitação, saúde, educação e serviços.

“O trabalho desenvolvido pela instituição vai ser de grande importância para as pessoas com problemas visuais do município, pois possibilita que os mesmos se tornem independentes e habilitados para inclusão social. Quero que todos tenham uma melhor qualidade de vida”, disse.

O IRCT ofere apoio social, psicológico, terapêutico e pedagógico aos deficientes e às famílias, além de cursos e oficinas para os usuários, como artesanato, informática adaptada, alfabetização em braille, oficinas esportivas, orientação e mobilidade, oficina de panificação, oficina de música, oficina de atividades da vida diária etc.

Moradores que possuem alguma deficiência visual e precisam usufruir dos trabalhos oferecidos pela Instituição devem procurar uma das três unidades de saúde do município e solicitar a guia de referência e contra referência para avaliação. Após isso, o posto de atendimento vai encaminhar o formulário à entidade para marcarem uma consulta e entender a necessidade do indivíduo.

O Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores (IRCT), que é uma referência na área da habilitação visual, reabilitação e prótese ocular, vai acompanhar de perto os moradores de Jaci que carecem desse atendimento.

Foto: Assessoria de Imprensa PMJ

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here