Mirassol recebe mais 770 doses da vacina CoronaVac

Profissionais da saúde que manipulam pacientes começarão a ser vacinados quarta-feira

O Departamento Municipal de Saúde (DMS) de Mirassol vai receber mais 770 doses da vacina CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, nesta terça-feira (02). Destes 770 imunizantes, 400 serão utilizados nesta quarta-feira (03) para serem aplicados nos profissionais de saúde – cadastrados no sistema de saúde do município – e que manipulam pacientes.

As outras 370 doses serão para os idosos de 90 anos e acima, cuja vacinação terá início no próximo dia 8 (segunda-feira). A vacinação vai acontecer no Centro de Saúde, também conhecido como Postão, no horário das 8 às 22 horas.

“São aqueles profissionais que estão alencados  na portaria do Ministério, como fisioterapeutas, psicológos, enfermeiros, farmacêuticos e outros, mas que de certa forma manipulam estes pacientes. Por exemplo, um farmacêutico que é considerado um profissional da saúde mas ele está na área administrativa, então este vai ficar para um segundo momento”, explicou o diretor do DMS, Frank Hulder de Oliveira.

Frank de Oliveira, diretor de Saúde

“Vale lembrar que na quarta-feira (03) serão vacinados os 400 primeiros profissionais da saúde que chegarem no local e que vão receber senha. Estamos sendo muito criteriosos na vacinação e respeitando o plano estadual e federal”, acrescentou.

Idosos

A vacinação dos idosos de 90 anos e acima, que tem início na segunda-feira, também vai acontecer no Postão. O atendimento será no sistema drive-thru. “O idoso poderá ser levado pelo familiar e receber a vacina dentro do carro. Vamos montar uma tenda de atendimento na entrada principal do Postão”, disse o diretor.

A imunização contra a covid-19 em Mirassol começou no dia 20 de janeiro depois que a cidade recebeu 600 doses da Coronavac. No último dia 26, mais 460 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca, que vieram da Índia para o Brasil, também chegaram no município.

Até esta segunda-feira (01) o número total de imunizados chegou a 937 moradores de Mirassol. Foram vacinados profissionais de saúde da linha de frente, coveiros, agentes funerários, bombeiros, socorristas, funcionários da UPA, Unidades Básicas de Saúde, Samu, Centro de Saúde, SAE, motoristas de ambulância e os que transportam amostras de swab, Farmácia Municipal, Centrinho, ambulatório de especialidades, funcionários de laboratório que fazem coleta e manipulam amostras de Covid, cuidadores e moradores das instituições de longa permanência.

Nesta terça-feira (02), as doses serão destinadas para farmacêuticos e as pessoas que fazem atendimento ao público dentro das farmácias. “Neste primeiro momento, os funcionários do setor administrativo, limpeza e copeiros das farmácias devem aguardar para uma futura fase de vacinação”, disse o diretor.

O DMS informa que nenhum cidadão precisa procurar os serviços de saúde em busca da vacina. Todas as informações sobre a campanha de vacinação estão sendo divulgadas diariamente pelos veículos oficiais de comunicação da Prefeitura, como site (www.mirassol.sp.gov.br), instagram (@prefeituramirassol) e facebook (prefeituramirassoloficial).

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here