O Departamento Municipal de Cultura e Turismo está fazendo uma homenagem à tradicional Festa de São Pedro, comemorada anualmente na data do padroeiro da cidade. Com origem em 1914, festa não é realizada há dois anos devido à pandemia. Mas para “matar” a saudade, a Cultura está expondo, de forma virtual  (facebook e instagram oficiais da Prefeitura de Mirassol) dezenas de fotos inéditas do acervo municipal e também imagens particulares do fotógrafo mirassolense Neto Ciccilli. A exposição acontece durante toda a terça-feira (29).

“São imagens dos anos 60, 70, 80 e fotos das últimas festas. Muita gente vai se recordar que no período da festa de São Pedro muitos vendedores ambulantes vinham para Mirassol e se instalavam pelos arredores do município”, recordou o diretor da Cultura. Wilson Luiz Bertati. “São imagens escolhidas a dedo e que esperamos fazer os munícipes viajarem no tempo”, acrescentou.

A barraca-bar onde se realizavam apresentações artísticas e leilões (1976)

A Festa de São Pedro – mais tradicional festa da cidade – era realizada todo o mês de junho, e por muitas décadas com a “Barraca-Bar” recebendo  artistas. Também não faltavam o parque de diversões, barraquinhas de alimentos e souvenirs, leilões e outras atrações.

A Festa de São Pedro, promovida pela Igreja Católica, iniciou-se em 1912, no dia do padroeiro (29), com a celebração de uma missa, celebração essa que se repetiu nos anos seguintes, até 1914. A partir de 1920, adotou-se a forma atual, finalizando, no último dia do mês, com queima de fogos de artifício. “Esperamos que com o fim da pandemia, em 2022, façamos uma grandiosa Festa de São Pedro”, disse Bertati.

Serviço: onde ver a exposição

Instagram: 

https://www.instagram.com/prefeituramirassol/

Facebook:

https://www.facebook.com/prefeituramirassoloficial                        

 Fonte: Assessoria de Imprensa PMM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here