O Departamento de Serviços Municipais de Mirassol segue o cronograma de revitalização de espaços públicos – que estavam há muitos anos “esquecidos” no município. Entre os locais que ganharam nova pintura e limpeza estão o prédio e a plataforma da antiga estação ferroviária, além da praça Manoel Antônio (localizada em frente à estação), ambos na região central da cidade.

História
O trecho da linha férrea ligando a vizinha São José do Rio Preto a Mirassol foi inaugurado em 4 de março de 1933. Nesse dia, sob palmas dos convidados, o representante do governador, Sr. Luiz Silveira, apenas colocou a pedra fundamental do prédio. Somente em 1941 a linha foi prolongada até Bálsamo. O prédio da estação de 1933 seria o mesmo de hoje, modificado entre os anos de 1940 e 1950 – quando ocorreu o alargamento da bitola*. A estação foi desativada nos anos 1990 com o fim do trem de passageiro.

*Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos ou carris em uma via férrea.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here