Programa Saúde do Adolescente de Mirassol completa 22 anos

O Prosad ganhou o respeito de todos, tornou-se referência no município e é reconhecido no Estado, no Brasil e no Exterior

A Casa do Adolescente, que é parte do Prosad, é referência em atendimento; no detalhe, a médica Fátima Bozelli, coordenadora / Divulgação

O Programa Saúde do Adolescente (Prosad) existe em vários municípios e, em Mirassol foi oficializado em novembro de 1998, sendo desenvolvido um período de um dia por semana, durante 12 anos, no Centro de Saúde. Neste mês completa 22 anos.

Já a Casa do Adolescente “Marcelo Laguna”, Centro de Atenção à Saúde do Adolescente, foi inaugurada no dia 10 de maio de 2010 e passou a ser desenvolvido pela Divisão de Saúde de Atenção Básica do Departamento Municipal de Saúde. Em dezembro de 2011 foi oficializada por Lei Municipal.

A CASA atende a população adolescente de Mirassol, gestantes adolescentes e os filhos das mães adolescentes que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), corresponde a faixa etária de 10 a 20 anos e a sua família.

Agora, na pandemia, é referência ao atendimento às gestantes do munícipio e também é feito o primeiro atendimento aos recém-nascidos para iniciar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança (Puericultura).

O Prosad em Mirassol, executado com Excelência, ganhou o reconhecimento de todos e tornou-se referência no município e tem reconhecimento no Estado, no Brasil e no Exterior.

“No seu aniversário de 22 anos, o Prosad deve ser reverenciado como excelente programa de política pública de saúde desenvolvido no município. Fazem-se necessárias mais políticas públicas para que as crianças, adolescentes e jovens sejam ouvidos e acolhidos, dando vez e voz. Outros espaços com rodas de conversas com os adolescentes são necessários”, aponta a médica Fátima Bozelli, coordenadora do Programa em Mirassol.

“O que os adolescentes querem na sua agenda para 2021, no pós pandemia? Será um grande desafio! Como estará a sua saúde integral?”, indaga a médica.

“No aniversário de 22 anos é necessário lembrar, cumprimentar e agradecer a todos, sem exceção, mas principalmente aos profissionais de saúde que contribuíram para implementar e desenvolver o Prosad ao longo desses anos todos”, encerra a Dra. Fátima.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here