Os artistas mirassolenses estão desde maio aguardando que o Departamento de Cultura e Turismo encampe oficialmente o projeto Palco Digital, proposto pelo ator e diretor teatral Fernando Cruz, que também é coordenador da Rede Movimento de Cultura de Mirassol (RMC). O objetivo é captar recursos aos artistas na pandemia e reparação social em meio a interrupção de suas atividades profissionais.

Na Câmara, os vereadores Caco Navarrete e Julio Salomão apresentaram requerimento, com apoio dos demais, solicitando ao Poder Executivo a possibilidade de o Departamento de Cultura subsidiar o projeto.

“O Palco Digital é uma forma de amparo através de uma ação de política pública para possibilitar apoio, ainda que momentâneo, a esses profissionais do teatro, música, dança, artes plásticas, produção e agentes culturais”, disse Cruz.

O setor criativo e cultural foi o primeiro a sofrer paralisação, e provavelmente será um dos últimos a ser totalmente liberado. Mas, a ação por parte dos órgãos municipais,  que deveria ser emergencial, se arrasta desde maio.

“Passou todo  esse tempo e nunca recebi sequer uma ligação do departamento nem de outros órgãos competentes”, disse Cruz. “O projeto que apresentei traz o objetivo e a justificativa, mas cabe a eles a elaboração das regras”, completou.

Cruz informou que ficou sabendo, extraoficialmente, que o departamento fez um projeto, mas que nunca teve acesso a ele. “Também sei que a proposta foi levada para o Departamento Jurídico, ficou um tempão lá, depois a procuradora jurídica alegou que não podia ser feito desta forma, que tinha que ser por licitação e devolveu para o Departamento e Cultura”, contou.

Ainda segundo Cruz, em uma reunião com o diretor que acumula a pasta, Wilson Luiz Bertati, ele informou que o projeto foi para o Departamento de Compras para poder fazer o edital, então não temos ideia de quando irá acontecer alguma coisa”, finalizou.

Há vários dias este blog solicitou uma posição do Departamento de Cultura, via assessoria, mas não houve retorno.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here