Resumo da Semana

Farmácia

Nesta quinta-feira (28), o prefeito Edson Ermenegildo (PSDB) anunciou que irá transferir a Farmácia Popular para um espaço atrás da UPA, visando facilitar a retirada dos medicamentos pela população. O anúncio foi durante encontro com uma assessora da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), que comunicou a liberação de uma verba parlamentar de R$ 300 mil para esta finalidade.

Vacinação

A Prefeitura de Mirassol recebeu, nesta terça-feira, 460 doses da vacina Oxford/AstraZeneca e retomou a vacinação no dia seguinte, depois de ter aplicado a 600 doses do lote inicial da vacina CoronaVac. O público-alvo continua sendo os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, os idosos que residem em instituições de longa permanência e funcionários das instituições. Até o expediente de ontem, 813 pessoas haviam sido vacinadas.

Aulas

Também nesta quinta-feira, a diretora de Educação Luzia de Paula se reuniu com todos os vereadores para apresentar o protocolo sanitário para a retomada das aulas, anunciada para o dia 8 de fevereiro, com presenças não obrigatórias dos alunos. Este blog teve acesso exclusivo ao protocolo. Acesse: https://jairlemosblog.com.br/conheca-o-protocolo-para-a-retomada-das-aulas-presenciais-em-mirassol/

Aulas II

Falando nisso, o governo acabou vencendo (por enquanto) a queda de braço com a Apeoesp (sindicado dos professores) ao derrubar a liminar que  suspendia o retorno às aulas presenciais no dia 8 de fevereiro. Mas a briga ainda não acabou porque o sindicato anunciou que irá recorrer.

Exonerações

Esta coluna revelou, na terça-feira (26), que o presidente da Câmara, Caco Navarrete (PSD), havia exonerado o diretor jurídico Fernando  Zambrano, e em seu lugar nomeou o também advogado Lucas Euzébio Calijuri Junior. Exonerou também o diretor administrativo Alexandre  Imbernom Sanches, nomeando em seu lugar Ana Rosa Ruffo Montemor. Ainda foi exonerado o assessor parlamentar  Silvio Roberto Eduardo Macedo Martins, que não foi substituído.

IPTU

Ontem divulgamos com exclusividade que os Correios iniciaram a entrega dos 36.784 carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2021. Os contribuintes poderão efetuar o pagamento à vista com 15% de desconto (não inclui a coleta de lixo) no dia 15/03/2021. Para aqueles que optaram em efetuar o pagamento à vista em 15/04/2021, o desconto será de 8%. O contribuinte ainda pode efetuar o pagamento em 10 parcelas, sem o desconto, a partir de 15/03/2021.

Frente

Matéria de ontem mostrou que a Frente Mirassol Sem  Medo (FMSM), movimento popular focado em mobilizações em defesa da população, vem percorrendo os bairros com o projeto  “Roda de Conversa” desde novembro do ano passado, com  o objetivo de dialogar com os moradores sobre política, conjuntura, problemas, demandas e outros assuntos pontuais. Neste domingo, a partir das 9h, será visitado o bairro Regissol.

Não!

Sob pressão política para renovar o auxílio emergencial, que acabou no fim de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na segunda-feira (25) que o benefício é emergencial e não “duradouro” ou “vitalício” como uma aposentadoria. E na quinta-feira voltou ao assunto: “Volta do auxílio emergencial ‘vai quebrar o Brasil’, e pediu à população que ‘conviva’ com a covid-19 sem “destruir empregos”. (?)

Sem surpresa

O Brasil foi apontado como o país que pior administrou a pandemia de covid-19 no mundo por um estudo publicado pelo Lowy Institute de Sydney, na Austrália, nesta quinta-feira (28). O relatório analisou a crise sanitária em 98 países, com base em seis critérios, e ainda classificou a Nova Zelândia como a melhor gestão pública.

Impeachment

Aliados do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmam que o parlamentar tem ameaçado dar aval ao início de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. O mandato de Maia termina na próxima segunda-feira. O motivo seria a interferência do Palácio do Planalto na disputa pela presidência da Câmara.

Impeachment II

Na terça-feira (26), líderes religiosos protocolaram na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, em razão da forma pela qual conduz o enfrentamento à pandemia de Covid-19. A motivação principal está relacionada à ausência total de iniciativas da parte do governo para diminuir e conter os impactos da pandemia de Covid-19, especialmente em Manaus.

Impeachment III

O documento é assinado por 380 pessoas, entre as quais bispos, pastores, padres e frades, ligadas a igrejas cristãs, incluindo católicas, anglicanas, luteranas, presbiterianas, batistas e metodistas, além de 17 movimentos cristãos. Outros 61 pedidos de impeachment já foram apresentados à Câmara, dos quais 56 estão em análise.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here