A Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro São José, é uma das estruturas mais importantes do sistema de água e esgoto da cidade de Mirassol. É neste local onde acontece o processo de tratamento da água que abastece 40% da cidade.

Essa água vem da represa de captação do rio São José dos Dourados por meio de uma rede de oito quilômetros num desnível de 90 metros. Para melhorar ainda mais a distribuição de água, a Sanessol finaliza este ano com um importante investimento, a implantação de automação dos motores no Sistema Centro e na Estação de Tratamento de Água.

“Realizamos uma atualização na partida dos motores da ETA e do Sistema Centro, que partir de agora terão um controle chamado PID (Proporcional, Integral e Derivativo), que controla com precisão o nível da água garantindo um abastecimento mais eficiente na cidade”, explica Antonio Hercules Neto, diretor geral da concessionária.

Esse novo sistema manterá todos os indicadores de vazão e pressão com a possibilidade de aumentar ou diminuir a velocidade do motor pelo Centro de Controle Operacional, que será montado na própria estação de tratamento possibilitando também o monitoramento dos níveis de água da represa de captação e do Sistema Centro.

“As possíveis falhas dos equipamentos serão visualizadas em tempo real e as condições do nível de água da represa terão um histórico de análise, trazendo uma confiabilidade e agilidade para os nossos colaboradores”, finaliza Hercules.

Mensalmente chegam 137 milhões de litros de água na ETA, que são destinadas aos reservatórios responsáveis pelo abastecimento dos imóveis do município, exemplo do Sistema Centro, que distribui aproximadamente 60% do total da água aos bairros, Centro, Jardim Navarrete e Nossa Senhora Aparecida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here