Sindicato dos Metalúrgicos de Mirassol destaca apoio ao ‘Outubro Rosa’

Diretoria entra firme na campanha de conscientização das trabalhadoras

O Sindicato dos Metalúrgicos de Mirassol e Região também entrou firme na campanha “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama que afeta milhares de brasileiras todos os anos.

O Sindicato, que já tem laços históricos de luta em favor da categoria, neste mês quer mostrar que o  laço mais importante é o laço da conscientização da mulher, conforme recomendações do Ministério da Saúde.

“Temos que entrar firme nesta campanha para conscientizar as mulheres  trabalhadoras de que o diagnóstico precoce é a melhor ferramenta para prevenir contra o câncer. E esperamos que elas também sejam multiplicadoras dessa conscientização, levando esclarecimento às mulheres da própria família, da fábrica  e do seu meio de convívio”, salientou o presidente do Sindicato, Luiz Fernando dos Santos.

O laço e a prevenção

O laço cor-de-rosa, que simboliza a prevenção contra o câncer de mama, existe para lembrar as mulheres de que é preciso se cuidar. O diagnóstico precoce possibilita que as chances de cura sejam muito maiores, chegando a 95%.

Ao realizar o autoexame, a mulher precisa prestar atenção nas seguintes situações: nodulações palpáveis (áreas da mama com o toque endurecido), alterações da pele da mama (feridas que não cicatrizam ou pele com aspecto avermelhado e endurecido), secreção pelo mamilo (principalmente se for espontânea), abaulamento de pele ou retrações e alterações no mamilo. Estes principais alertas devem ser levados ao seu médico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here