A foto retrata o incêndio em área rural próxima ao bairro Lealdade, em Rio Preto

O fotojornalista mirassolense Thomaz Vita Neto foi selecionado para a 15ª Mostra Anual de Fotojornalismo ARFOC/SP – Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, uma das maiores na categoria no Brasil, e que reúne grandes nomes do fotojornalismo.

Nesta mostra, que é virtual devido à pandemia, Thomaz participa com a foto em que um bombeiro trabalha para conter as chamas durante um incêndio em área rural próxima ao bairro Liberdade, em São José do Rio Preto. A foto foi publicada com exclusividade pelo jairlemosbognews no dia 29 de setembro de 2020.

A mostra deste ano — cujas fotos foram projetadas em paredes no alto de edifícios no centro de São Paulo na abertura do evento — homenageia Lalo de Almeida pela impactante cobertura dos incêndios que causaram  a devastação de grande parte do bioma do Pantanal brasileiro.  Seu trabalho é publicado nos maiores jornais e revistas do mundo.

“Enquanto muitos ficaram trabalhando na segurança de suas casas, os fotojornalistas – tal como outros trabalhadores essenciais, e tantos outros desprovidos de condições para esse privilégio – continuaram fora de quatro paredes: mostraram ao mundo os olhares de desespero, esperança, desprezo, perdas e conquistas.  Recantos do país sem turistas, o caos dos hospitais, as missas sem fiéis, políticos enlouquecidos, enterros sem despedidas, novos consumos, novo viver e o velho sobreviver, entre tantos outros momentos que marcaram um período nunca vivido”, diz o texto de apresentação do evento.

Thomaz Vita, que vem colecionando prêmios pela sua arte sempre focada na essência do momento, comemora mais este feito. “Estou muito honrado em fazer parte da maior mostra de fotojornalismo do país, ao lado de grandes nomes da fotografia brasileira. Em plena pandemia, estar fazendo parte de uma exposição  de forma virtual em paredes no alto de edifícios no centro de São Paulo, que é uma das maiores cidades do mundo, é muito gratificante. É mais um reconhecimento de um trabalho que se iniciou há 20 anos e que tem uma trajetória pautada pela dedicação e imparcialidade”, comentou Vita Neto.

Para conhecer todos os trabalhos da mostra, acesse:

https://arfocsp.org.br/hotsite/mostra-2021/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here