Vereador rio-pretense é eleito presidente do Parlamento da Região Metropolitana de S.J. do Rio Preto

Presidente da Câmara de Mirassol, Caco Navarrete faz parte da mesa diretora

Vereadores da região formalizaram a criação do Parlamento da Região Metropolitana (PRM) de São José do Rio Preto e elegeram presidente o vereador Pedro Roberto (Patriota), que também é presidente da Câmara de Rio Preto. O mandato é por dois anos. A criação e eleição da Mesa Diretora foi na noite de quarta-feira (28).

O governador João Dória, PSDB, anunciou que vai mandar o projeto criando a Região Metropolitana (RM) de Rio Preto no início de maio deste ano. Ele deverá ser aprovado ainda esse ano. A Região deverá ter aproximadamente 30 cidades e 1 milhão de habitantes.

As regiões metropolitanas têm uma legislação diferenciada e acesso a programas, convênios e verbas que os municípios isolados não têm. A primeira proposta nesse sentido apresentada na Assemblei Legislativas e aprovada foi do atual vereador João Paulo Rillo (Psol) quando foi deputado. Mesmo aprovado, Geraldo Alckmin (PSDB) vetou a Lei.

Assim que foi escolhido presidente, Pedro Roberto agradeceu ao apoio de todos os vereadores e presidentes de Câmaras. “Vou procurar fazer o melhor possível, interagir com todos os municípios, e para isso peço antecipadamente a ajuda de todos, com sugestões naquilo que puderem auxiliar. Vamos fazer um trabalho conjunto, com a participação de todos para que toda a região seja beneficiada com essa integração”, disse.

MESA DIRETORA

Caco Navarrete, 2º vice-presidente

Integram a Mesa Diretora do Parlamento Regional ao lado do presidente Pedro Roberto os presidentes das Câmaras de Ibirá, Mirassol e Tanabi. Na 1ª vice-presidência, foi eleita a vereadora Sonia Beolchi (Cidadania), na 2ª vice-presidência, o vereador Caco Navarrete (PSD), e na 3ª vice-presidência, Xandão Bertolini (PSB).

O Parlamento Regional tem sede itinerante. Funciona no legislativo do presidente (no caso, nos próximos dois anos, em Rio Preto). Mas as reuniões serão itinerantes e, muitas delas, remotas. Nos próximos dias será definido o primeiro encontro.

Participaram da criação do Parlamento

Sônia Beolchi (Presidente da Câmara de Ibirá)

Regina Costa (Presidente da Câmara de Mirassolândia)

Leonardo Corte (Presidente da Câmara de Bálsamo)

Caco Navarrete (Presidente da Câmara de Mirassol)

Maurício Palhari (Presidente da Câmara de Irapuã)

Xandão Bertolini (Presidente da Câmara de Tanabi)

Gabriel de Bonito (presidente da Câmara de Urupês)

Luiz Cassiano (Presidente da Câmara de Ipiguá)

Kerolin Fontes (representando o ver. Rafael Farinazzo, Presidente da Câmara de Mendonça em exercício)

Jean Charles Serbeto (Rio Preto)

Renato Pupo (Rio Preto)

Silvia Melo, representante da União dos Vereadores de São Paulo (UVESP) foi a convidada de honra.

(Com: Gazeta de Rio Preto)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here