Com o objetivo de conhecer o trabalho e trocar experiências para ajudar no processo de implantação de uma cooperativa de reciclagem em Mirassol, o presidente da Câmara de Mirassol, Caco Navarrete, e o vereador Julio Salomão visitaram nesta semana a Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Lixo (Corpe) de Penápolis.

Também acompanharam a visita à Corpe o diretor do Departamento de Planeamento Urbano, José Odilon Paschoal, o diretor do Departamento de Ação Social, Eder Pinhabel, e Thiago Vecchi, que presta assessoria técnica e administrativa em cooperativas de 25 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Em Mirassol, o local para a construção da cooperativa já está definido e será no bairro Nova Esperança. A expectativa é que sejam beneficiadas inicialmente 25 famílias , com capacidade total de até 60. Após levantamento dos valores necessários para a obra e implantação da cooperativa, serão iniciados os trâmites para buscar recursos federais e também apoio de empresários locais.

Como é a Corpe

A cooperativa de Penápolis foi fundada em 2000 e possui atualmente 40 cooperados, que fazem a coleta seletiva em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep). Todo o trabalho gera uma renda mensal média de R$ 2.700. A cidade também dispõe de nove ecopontos de apoio, 50 hortas comunitárias e um Centro de Educação Ambiental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here